domingo, 31 de maio de 2009

Fred e Adriano



No jogo Fluminense x Nautico Fred voltou a marcar, depois de cinco jogos. É, neste momento em que a partida acontece, o jogador mais perigoso da contenda.

No jogo do Flamengo o Imperador, estreante, já deixou a sua marca. Um daqueles gols de cabeça que sabe fazer como ninguém. 

Além deles o campeonato tem Borges ( pra mim melhor do Washington), Ronaldo, Kleber e Diego Tardeli. 

A briga pela artilharia vai ser quente. O meu palpite é que a artilharia ficará com Adriano ou Fred. Ronaldo, que vai marcar muitos gols, não vai chegar neles porque deve fazer um número de partidas menor do que os atacantes de Flamengo e Fluminense. 

Assim, a artilharia vai ser um bom consolo para o campeonato carioca, que não deve disputar o caneco mais uma vez. 

Pontos preciosos

Neste momento o Santos está ganhando do Corinthians por dois a zero. Nenhum grande desastre, em especial se considerarmos que os reservas estão jogando bem, com destaque para Morais, que arma o jogo e quase fez um golaço de fora da área. 

O Corinthians joga sem nenhum titular do goleiro ao centroavante. Fora o objetivo principal, que é entrar com  um time descansado contra o Vasco, há outra bantagem, que é testar e dar ritmo aos reservas. 

Sinto que o time pode empatar o jogo, o que seria uma desmoralização para o Santos. 

sábado, 30 de maio de 2009

faz tempo Obina!



sexta-feira, 29 de maio de 2009

São Paulo Fashion

Publico, esperando um comentário de Fernando Pestana Borgonovi. 

São Paulo anuncia nova loja no 'centro mais fashion' da capital

Renan Prates
Em São Paulo
Durante o evento de lançamento dos novos uniformes para a temporada 2009, Túllio Formícola, diretor de marketing esportivo Vulcabras/Azaléia, que detém a marca Reebok, anunciou uma novidade que surpreendeu até o vice-presidente de marketing do São Paulo, Júlio Casares. 

O clube tricolor terá agora uma loja oficial na rua Oscar Freire, tido como um dos grandes centros da moda da capital paulista. "Como o São Paulo é uma grife, o São Paulo é fashion, existe uma rua no Brasil que é a rua mais fashion no Brasil que se chama Oscar Freire, e a próxima loja SÃO será aberta lá", anunciou Formícola, para aplausos dos presentes.

O dirigente da parceira do São Paulo disse ainda não ter uma data certa para a inauguração da nova loja, mas fez uma previsão. "Não tenho hoje uma data certa, mas provavelmente ela acontecerá entre o fim de março e o início de abril". 

O imediatismo do lançamento pegou a cúpula de marketing de surpresa, como alardeou Formícola e confessou Júlio Casares. "Sabia que isso ia acontecer, era um desejo nosso, mas não esperava que fosse tão rápido", reconheceu o vice de marketing do clube tricolor paulista.

Copa 2014: Duas torcidas


Vou assistir o anuncio das cidades em que haverá jogos da Copa torcendo por duas coisas. Que alguma cidade amazonica seja incluída  ( e aí minha torcida é por Belém) e que o estádio do Morumbi, conhecido como La BambineirJustificara, fique fora. 

O motivo da primeira torcida é óbvia. O Brasil sem a região da Amazônia não é o Brasil. E na região não há nada como o fanatismo do paraense, dividido, principalmente, entre os torcedores do Paisandu e do Remo. Se tiver Copa em Belém vou pra lá, pra ver do Mangueirão um Hungria x Angola, ou um Republica Tcheca x Japão. 

O motivo da segunda torcida é ainda mais óbvio. Seria divertido ver a empáfia da diretoria do São Paulo ser desmoralizada com o panetone do Jardim Leonor de fora da Copa. Segundo o site www.copa2014.org.br esta é uma possibilidade real. 

terça-feira, 19 de maio de 2009

segunda-feira, 18 de maio de 2009

"O CLUBE MAIS BRASILEIRO"

Que rodada sem graça !


A rodada do fim de semana foi a mais sem graça dos últimos tempos. Os times que realmente estão disputando o campeonato entraram em campo pensando nos jogos decisivos da Libertadores e da Copa do Brasil que acontecerão no meio da semana. 

No Bloco de quem não é café com leite nada de fundamental aconteceu. Com a derrota do Cruzeiro e do Palmeiras e o empate de Corinthians e São Paulo só o Internacional se distanciou um pouco. Então, nenhum drama para os times do pelotão da frente. 

Uma parte do jornalismo esportivo, baseado nas primeiras rodadas do brasileiro,  já tratou de qualificar São Paulo e Palmeiras como carta fora do baralho para o Nacional. Uma ilusão doce, na qual não caio. 

Quem tem André Dias, Miranda, Hernanes, Borges, Washinton e o melhor lado esquerdo do Brasil, com Jorge Wagner e Júnior César, não pode ser subestimado. Também é fria não considerar entre os favoritos quem tem Diego Souza, Keirrison, Pierre, Cleiton Xavier e, no banco, um homem que já papou 5 campeonatos brasileiros. 

O que me deixa mais bravo é que os mesmos comentaristas esportivos, quando os dois times começarem a sua recuperação, vão mudar de opinião como se nada tivessem dito. E se o pior acontecer e um dos dois levar o caneco, vão comentar o fato com aquele ar superior de quem previa o desfecho desde o início.  

Internacional, Cruzeiro, São Paulo, Corinthians e Palmeiras são times de nível parecido. Eles serão os donos deste brasileiro. É por isso que o campeonato só começa quando acabar a Copa do Brasil e a Libertadores. Há alguma chance do Mengão entrar neste grupo. Mas isso só vai acontecer  se o imperador voltar a jogar bola e se o grande futebol de Ibson despertar. Tomara. 


sexta-feira, 15 de maio de 2009

Kleber contra Muricy


São Paulo e Cruzeiro farão, pela Libertadores da América, um grande jogo de futebol. O Cruzeiro de Kleber e Ramires e o São Paulo de Washington e Jorge Wagner são duas grandes equipes. 

O Cruzeiro é um time muito técnico, que talvez jogue o futebol mais vistoso dentre os times brasileiros. Ofensivo e corajoso, Adilson Batista deve ir para cima do São Paulo. 

E é justamente por isso que considero o clube do Morumbi favorito. Quem joga aberto contra o São Paulo costuma se dar mal. É impressionante como Muricy consegue fazer seu time se defender, ficar atrás, aparentemente acuado. Quando menos se espera a vítima percebe que o que parecia covardia era o bote armado. 

Em geral, depois disso, o time do São Paulo "inviabiliza" a partida. Cozinha o galo, mantém todo o time atrás da linha da bola, faz meio milhão de pequenas faltas, provoca milhão e meio de laterais. E às vezes, quando a assistência já está sonolenta ou injuriada, castiga o adversário com mais um gol, em geral saídos dos cruzamentos geniais de Jorge Wagner

Creio que as chances do Cruzeiro dependem muito do fora de série Kleber. Não pelo seu incontestável talento, mas pela sua raça e obstinação. Elas podem transformar o jogo bonito mas pouco viril do Cruzeiro em algo capaz de vencer o São Paulo de Muricy. 

Moradei de volta


A diretoria do Corinthians, provavelmente por indicação de Mano Menezes, trouxe de volta Moradei, volante que estava no Timão quando do rebaixamento para a série B. Muitos corinthianos torceram o nariz, mas considero que foi mais um acerto da diretoria. 

Moradei jogou bem em 2007 e se destacava dentre os horrores daquele time. É um volante que sabe marcar e sair com a bola, um ótimo reserva para o Rei da Raça Cristian. O apelido do homem é "cachorro louco", desnecessário explicar o motivo. 

A diretoria e o comandante Mano vão montando um bom elenco para a longa marcha do Campeonato Brasileiro.  

Marcos, mais uma vez

Não gosto do goleiro do palmeiras, Marcos. Por um motivo simples: um dos mandamentos , basilares do corinthianismo é o de malquerer o palmeiras. E Marcos vai se transformando em um símbolo do palmeirismo, tal como a bandeira, o hino e o Parque Antártica.

Acho que Marcos é um goleiro decadente. Tenho certeza que os palmeirenses, malgrado o amor justificado que sentem pelo santo, ainda prefeririam ver o Cavallieri debaixo de sua meta. 

No entanto, só um cego não perceberia que contra o Sport Marcos teve uma noite gloriosa. Fez defesas impressionantes.  A mais incrível foi a da última cobrança: uma pancada no canto, indefensável para um goleiro comum, só possível para um destes poucos iluminados que os deuses do futebol escolheram para colocar em prática seus caprichos. 

Meu coração de pernambucano honorário sangrou. Marcos me proporcionou mais uma noite de tristeza. 


terça-feira, 12 de maio de 2009

Bolívar se revirando no túmulo




É muito legal que a competição mais importante do  futebol na América do Sul tenha o nome de Libertadores da América. Uma homenagem que tem especial importância no Brasil, onde pouco se sabe sobre os homens que, como Simon Bolívar e San Martin, lideraram a libertação do continente. 

Agora é de doer ver que a Libertadores da América agora chama-se Copa Santander Libertadores da América! Ou seja, um banco espanhol patrocina a Copa que leva o nome dos homens que dedicaram suas vidas a derrotar o jugo Castelhano. 

Ainda mais trágico é que o banco traga  o nome do General Santander, inimigo declarado de Bolívar, homem que jogou contra a unidade pela qual ele sempre lutou. É improvável que o nome do banco seja uma homenagem a ele, mas, de qualquer maneira, trata-se de uma infeliz coincidência. 

Quem sabe a PDVESA, a gigante petrolífera da Venezuela bolivariana, não se propõe a patrocinar a próxima edição do torneio?  Edição que o Glorioso do Parque São Jorge vencerá, em seu centenário, honrando as tradições dos heróis da América Latina. 

Blogueiro também



Depois de ver todos os meus amigos enveredarem por esta vida de blogueiros resolvi ir pelo mesmo caminho. Menos por achar que tenho algo de muito relevante a dizer, mais por ver neste blog ( ou seria mais brasileiro dizer blogue?), um modo de encontra-los. 

Meu plano é falar fundamentalmente de futebol. Sempre tive inveja daqueles caras que ganham a vida assistindo jogos e dizendo obviedades nos jornais e na TV. Vou usar este blogue para levar a cabo a atividade preferida do brasileiro médio: falar de futebol com os amigos. 

Todos sabem que sou Corinthiano Apostólico Romano, e que professo esta fé com a dedicação de um jesuíta. Assim, não esperem de mim neutralidade, imparcialidade ou coisas deste tipo. Darei aqui as opiniões de um torcedor, e, mais do que isso, de um torcedor corinthiano, o que dá ao fato uma conotação toda especial e uma dramaticidade ímpar. 

A explicação para o nome do blogue é de uma obviedade que quase dispensa explicações. É uma homenagem ao grande Casagrande, herói da minha infância, homem gol que deu tantas alegrias pro clube mais brasileiro. É também o nome do meu time no Cartola FC.